2010
Carro Movido a Energia Solar da Universidade de Tokai Equipado com Células Solares da Sharp Vence pela Segunda Vez Consecutiva em uma Corrida na República da África do Sul

O “Tokai Challenger,” um carro de corrida movido a energia solar equipado com células solares da Sharp, venceu o South African Solar Challenge 2010. Essa foi a segunda vitória consecutiva da equipe da Universidade de Tokai, após a vitória em 2008. O evento durou onze dias, de 22 de setembro a 2 de outubro, na República da África do Sul, com suporte oficial da Federation Internationale de l'Automobile. O carro solar “Tokai Challenger” é equipado com células solares compostas da Sharp, desenvolvidas para aplicações no espaço sideral. As células têm eficiência de conversão de 30%, o nível mais alto do mundo*1, com uma saída de 1,8 kW.

A equipe da Universidade de Tokai partiu de Pretória, capital da República da África do Sul, passando pela Cidade do Cabo e por Durban, para então retornar a Pretória. A equipe percorreu 4.061,8 quilômetros a uma velocidade média de 90,1 quilômetros por hora. O Tokai Challenger cruzou a linha de chegada em primeiro lugar ao meio-dia do dia 2 de outubro (horário local).

A equipe da Universidade de Tokai e o carro solar equipado com células solares compostas da Sharp venceram duas corridas consecutivas de carros solares, após uma vitória no Global Green Challenge, a maior corrida de carros solares do mundo, na Austrália, em outubro de 2009.

O alto desempenho e o potencial da célula solar da Sharp foram comprovados pela incrível participação da equipe da Universidade de Tokai, que contou com Kenjiro Shinozuka, piloto que está na liderança dos ralis do Japão.